segunda-feira, 10 de julho de 2017

Sentimento de abandono e solidão na gravidez


        Olá, hoje resolvi abordar um tema delicado: a sensação de abandono e tristeza que podem aparecer durante a gravidez. Já passou por isso? Vamos conversar um pouquinho sobre...


        É muito comum as pessoas acreditarem que toda grávida é feliz e vive radiante. É inegável que a gravidez é um momento mágico, mas cada gestação é única e cada mulher sente do seu jeito. Se durante a nossa vida, momentos de tristeza e angústia aparecem, por que na gravidez isso seria diferente? As alterações hormonais somadas ao sentimento e as dúvidas em torno da maternidade são um prato cheio para desencadear esses episódios de solidão. 
        Dia desses me peguei sentada na sala às 4h da manhã, sozinha e chorando baixinho para não acordar ninguém. Eu me sentia péssima, eu duvidava da minha capacidade de dar conta e ser uma boa mãe, eu questionava se o carisma e a bondade das pessoas iria durar só até o parto ou se elas realmente se importavam comigo, eu me sentia apenas uma barriga carregando um bebê e não um ser humano com sentimentos e necessidades. Logo depois veio a culpa por estar me sentindo assim e transmitindo isso para o meu filho, então eu perdi a conta de quantas vezes pedi perdão a ele. Meu filho já reconhece a minha voz e naquela noite estava extremamente agitado, isso me deixou mais nervosa ainda. pois eu sabia que ele podia sentir o que eu estava sentindo. 
        Socialmente, podemos até tentar mascarar esses sentimentos negativos, por acreditarmos que a gestação deveria ser só um período de alegrias, ou por assumirmos que a tristeza não passa de mais uma daquelas famosas variações de humor que geralmente nos afetam nessa fase, mas é crueldade fazermos isso com nós mesmas, porque até a mais rápida das crises de choro merece atenção. Esse estado de melancolia, se não cuidado, pode evoluir para uma depressão e pode causar problemas ao bebê. Segundo alguns médicos, sempre que uma gestante vivencia situações de stress ou angústia, há redução na quantidade de sangue da placenta, causada pela vasoconstrição. Em alguns casos, isso pode levar à ruptura da bolsa, parto prematuro e causar o baixo peso do bebê. 
        Mas o que fazer quando esses sentimentos virem à tona? Conselhos de uma jovem mãe que está passando por isso atualmente: Primeiro, entenda que você não é a única mulher a ter momentos de tristeza na gravidez, não se sinta mal por não estar feliz o tempo todo, compreenda que antes que qualquer coisa você é humana, é de carne e osso e como todo mundo, você sente. Aprenda que nós gestantes merecemos a empatia e a compreensão das pessoas, porém a maioria delas não entende o quão sufocante pode ser esse sentimento, por isso fale, fale muito, não se isole na sala às 4h da manhã, não torture a si mesma desse jeito. Converse com quem verdadeiramente se importa com você, com quem vai te ouvir de verdade e se afaste daqueles que acham que tudo não passa de "frescura de grávida", você não precisa de pessoas assim na sua vida, nem agora e muito menos no pós-parto. E, se você sentir que essas crises estão cada vez mais frequentes e que está cada vez mais difícil lidar com essas situações, procure um médico. Não é sinal de fraqueza buscar ajuda de um terapeuta ou psiquiatra. A atitude só mostra que você é uma mãe cuidadosa, disposta a tomar todas as decisões necessárias para manter sua própria saúde e a do bebê em dia. Você é uma mulher forte, passando por um momento ruim, eu acredito em você. Vai passar...

Uma ótima semana a todos! 
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grimório de uma jovem mãe © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.