quinta-feira, 29 de junho de 2017

1° Trimestre de Gravidez - O que eu senti? Enjoo, sono, etc.



     Dia 11 deste mês eu completei 12 semanas encerrando assim o primeiro trimestre. Nem eu acredito no quão rápido passou, parece que foi ontem que eu descobri o meu grãozinho crescendo. Muita gente me pergunta se eu tenho sentido enjoo, como tem sido o "tão temível" início da gestação, então nesse post eu conto como foi tudo nesses três primeiros meses.


      Enjoo: Como eu disse no post anterior, no início da gestação senti pouquíssimo enjoo, tanto que nem levei em consideração como suposto sintoma de gravidez. Quando aconteciam, aconteciam pela manhã, mas não passavam de enjoos bem leves, não evoluíam para vômitos e eu conseguia me alimentar normalmente no resto do dia. A única vez que eu tive enjoos muito fortes, vômito, sem nada parar no estômago foi quando eu contraí uma virose e precisei tomar soro, até o diagnóstico do médico eu achava se tratar de enjoos de gravidez e já estava desesperada, mas não ufa! Posso dizer que neste quesito eu realmente tive sorte.

     Sono: O que eu não senti de enjoo eu senti de sono pqp! hahaha. Sabe aquele sono que você não consegue manter os olhos abertos, mesmo sentada num lugar movimentado? Então... É aquela velha história: não é  preguiça, é gravidez! A gente realmente pode ficar mais lenta e menos disposta nesse primeiro trimestre e isso é normal. Nesse momento em que estamos nos acostumando com todas as mudanças no nosso corpo é muito importante que tenhamos nosso tempo de descanso e esperamos a compreensão de todos. Obrigada, de nada.

     Fome: Isso de que paladar de grávida muda é verídico, gente! Café, por exemplo, é uma coisa que eu sempre amei, tomava litros por dia (sem exageros) e desde que engravidei não consigo nem colocar na boca que já volta, até o cheiro me dá nojo, vai entender... Nesse primeiro trimestre, pouca coisa me agradava, eu só sentia vontade de comer coisas bem específicas, o que era um problema porque eu sentia muita, MUITA, m-u-i-t-a fome. Fiquei com dó do Fausto porque ele corria pra fazer todas as minhas vontades, ainda faz, te amo mozão!  Mas é realmente uma droga você estar faminta e o estômago embrulhar pra quase tudo. Eu cheguei a perder peso por isso, mas já recuperei haha.

    Oscilações de humor: Tirando alguns chorinhos pela sensibilidade à flor da pele, posso dizer que isso foi bem tranquilo nesse primeiro trimestre. Meu senso de humor mudou bastante, mas para melhor. Me tornei uma pessoa mais otimista e menos ácida. Por conta dos hormônios e de todo o carinho que estou recebendo, eu me sinto uma pessoa amada de verdade. Dizem que o segundo trimestre é o melhor, então só espero coisas boas daqui pra frente. Vamos torcer!

    Cólicas: No começo elas eram uma preocupação, pois eu achava que cólicas eram sinal de que havia alguma coisa errada acontecendo com o bebê e eu me preocupava bastante. Mas é muito comum sentir cólicas no primeiro trimestre e até mesmo a gestação inteira, principalmente quando se trata do primeiro filho. O bebê está crescendo rapidamente, o útero está se expandindo, é normal sentir desconforto. O que não é normal é ter sangramentos, não caiam nessa história de que grávida menstrua. Gente, GRÁVIDA NÃO MENSTRUA! Se você está tendo sangramentos, procure um médico.

    Prisão de ventre: Alô, mamães! Se vocês passaram por isso também, por favor me procurem, me liguem, me mandem uma mensagem. Eu preciso de dicas, porque a coisa tá feia, é sério... Eu sempre tive problemas de constipação, mas na gravidez essa situação tem se agravado. Eu fico inchada e dói, dói muito =( Muitas pessoas me param na rua pra comentar sobre a minha "barriguinha de grávida", "quantos meses? já tá grandinha!" Ahhh, se elas soubessem... Seria cômico se não fosse trágico.


É isso gente! Esse foi o resumo do meu primeiro trimestre. 
Sofreu algum desses incômodos? Como foi pra você? Conte nos comentários =)
Até a próxima, um grande beijo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grimório de uma jovem mãe © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.